O Hospital

A Santa Casa de Misericórdia de Santa Bárbara é uma entidade beneficente sem fins lucrativos, contratualizada com o município desde 2010. Foi fundada em julho de 1950, na condição de sociedade civil sem fins lucrativos, sendo reconhecida de Utilidade Pública Federal, por meio do Decreto nº 72.454 de 27/02/1973, Estadual pelo Decreto nº 50.330 de 12/09/1968 e Municipal pela Lei nº 472 de 27/02/1963. Avaliando-se do ponto de vista assistencial sua clientela é predominantemente SUS, com cerca de 90% de seus atendimentos sendo para este seguimento. Possui mais de 7.000 metros quadrados de área construída e conta hoje com mais de 450 colaboradores entre funcionários, equipe de enfermagem e médicos. Possui 150 leitos, sendo 10 leitos de UTI. O Hospital Santa Bárbara disponibiliza para o SUS 18 leitos cirúrgicos, 56 leitos clínicos, 30 leitos para ginecologia e obstetrícia e 10 pediátricos, sem contar os leitos complementares que são 10 leitos de UTI adulta e 1 isolamento.

Atualmente o Hospital Santa Bárbara é habilitado pelo Ministério da Saúde a desenvolver ações de alta complexidade nas áreas: Terapia Intensiva, Neurocirurgia, Terapia Nutricional, Enteral e Parenteral, busca ativa para captação de órgãos e tecidos para transplantes. Atende também os serviços de média complexidade em SADT, clínica médica, ginecologia e obstetrícia, cirurgia geral, hematologia, endoscopia, urologia e ortopedia. Faz parte da Rede Cegonha, Rede de Urgência e Emergência (RUE) e Rede de Acidente Vascular Encefálico (AVE). Tem um caráter regional nas cirurgias eletivas, sendo referência para o Colegiado de Gestão Regional Metropolitano (CGR Metropolitano) no Departamento Regional de Saúde de Campinas (DRS 7). Além disto, faz parte do Programa Pró Santa Casa, que destina recursos do Estado de São Paulo para cirurgias eletivas e também tem caráter regional de atendimento.

Em 2012 realizou 3.904 internações, com uma média de 325 internações por mês. Realizou 1382 internações cirúrgicas, ou seja, 35,4% de todas as internações, realizando uma média de 115 cirurgias por mês. Já no primeiro semestre deste ano, realizou 3.416 internações, com uma média de 569 internações por mês. Realizou 876 cirurgias, correspondendo a 25,6% de todas as internações, demonstrando um aumento significativo na sua capacidade de atendimento.

O Hospital Santa Bárbara não possui porta de urgência e emergência sendo seu acesso dado pela Regulação Municipal e pela Central de Oferta e Serviços de Saúde (CROSS) do Estado de São Paulo.

Os serviços do Hospital Santa Bárbara que integram o SUS tem por missão:

– Compor as Redes de Alta Complexidade credenciadas pelo Ministério da Saúde;

– Compor a grade de referência das Redes de Atenção à Saúde – RAS 15;

– Retaguarda clínica e cirúrgica para o cuidado do paciente oriundo da Rede Municipal de Saúde;

– Oferta de serviços de apoio diagnóstico e terapêutico para a Rede Municipal de Saúde.

Como parte do processo de qualificação de seus serviços faz parte do grupo de hospitais filantrópicos que tem convênio com a CPFL/CEALAG para a revitalização dos seus processos de gestão hospitalar.

Tem ativos os seguintes grupos de trabalho: Grupo de Revitalização (responsável pelos processos de qualidade) e Grupo de Humanização.

Buscando aprimorar os processos de gestão da clínica tem desenvolvido visitas multidisciplinares na UTI e enfermarias de clínica médica e urgência clínica, sempre envolvendo o Serviço de Atenção Domiciliar do município em seus projetos.